segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Livros! Vamos Organizar...


Há livros de que apenas é preciso provar, outros que tem de se devorar, outros enfim, mas são poucos que se tornam indispensáveis, isto é, são imprescindíveis em deixar ao lado de nossa mesinha de cabeceira.

E o que dizer dos livros que já contaram a sua estória e nunca mais serão abertos ou consultados novamente?

Sim são estes que muitas vezes empilham as prateleiras das estantes e que a poeira os ácaros e os fungos fazem a festa em sua melhor morada o papel.

Gosto muito da ideia de que os livros são preciosidades na vida de um leitor, seja para um refúgio da alma, um refinamento para o espírito ou um grande exercício para a condição de pensar.

Porém sabemos que muitas vezes os livros poderiam ser passados para a frente para que  outras pessoas possam ter acesso aos tesouros pelo qual denominamos livros.

Quem lembra da  Clássica  Enciclopédia Barsa?  Um luxo pela quantidade de livros e o valor monetário, um verdadeiro investimento que a família fazia para adquirir, mesmo sendo em  suaves e longas prestações com  seus famosos carnês.

 Quem não possuía este tesouro em casa precisava percorrer a biblioteca do colégio ou a Biblioteca Pública para fazer um trabalho que era solicitado no ginásio ou científico.

Hoje temos acesso a milhões de informações apenas com um Click no  ¨Santo Google” e a milhares de respostas em sites especializados sobre diversos assuntos que precisamos pesquisar seja por curiosidade ou outros interesses particulares.

Quantas  coleções de enciclopédias possuímos  em nossas prateleiras? Quantos dicionários   gigantes, médios e pequenos ainda guardamos?   E quantos livros didáticos antigos ainda existem esquecidos que superlotam as gavetas e prateleiras das novas e velhas estantes das nossas salas?

Gostaria de hoje fazer um convite especial!  Com um coração tranqüilo e mente serena que tal percorrer as estantes, gavetas  e armários que hoje estão empilhadas de livros?

A ideia  é que você possa fazer uma faxina intelectual, nunca havia pensado neste termo “Faxina Intelectual” que nos leva a pensar na realidade de  vida hoje, isto é ,hoje com formações, graduações especializações,mestrado,doutorado e tantos títulos. Ou não apenas,  os  livros que foram de infância adolescência como o clássico O Meu Pé de Laranja Lima  - Autor José Mauro de Vasconcelos.

Que tal fazer uma bela triagem de livros para doação em uma escola pública bem pertinho de sua casa? E tantos outros exemplares que um dia com certeza foi deliciado em determinadas fase de sua vida.

Será uma bela viagem com direito a saudosismos. Porém não podemos esquecer, para que sua sala e estante esteja  mais organizada, prática e funcional precisamos retirar o obsoleto, o que não é útil para o presente e futuro.

Passe adiante,desapegue ,faça pessoas felizes com este ato tão simples, porém tão nobre. Livros são tesouros sim, porém estes tesouros não podem ficar escondidos e nem empoeirados em esquecidas prateleiras.

 Eles serão uma verdadeira alegria para as pessoas que tem sede de conhecimento e porque não dizer poder soltar a imaginação com tantas estórias lindas, poéticas e clássicas que um dia saiu de alguma livraria para encantar o seu coração, como agora recordando do saudoso livro Pollyana  Menina  que foi escrito em 1915 autor Eleanor H. Porter.

Com a memória de minha adolescência despeço-me aqui com os meus mais nobres sentimentos da leitura deste livro  que me fez sonhar e brincar do “jogo do contente”e hoje já não possuo na estante da minha sala, com certeza ele deve estar em uma organizada  prateleira de alguma escola pública fazendo tantas almas e olhinhos felizes a percorrer a bela estória de uma linda menina que fazia um mundo mais bonito com o “ jogo do contente”...

Vamos brincar de organizar e  fazer pessoas contentes hoje? 

Dica de Organização: Separe por Grupos Específicos exemplo: Romance, Literatura Clássica etc... Organize por ordem alfabética, Título e Autor ou Autor e Título.

Fique livre para organizar como será mais fácil a consulta do dia a dia e com certeza sua alma ficará leve e assim iniciar a leitura de mais um bom e clássico livro.

Depois de ler, desapegue, a  dica é:  passe para frente para que outras pessoas fiquem contentes.

Desejo para você uma Feliz Organização dos seus livros!


Nenhum comentário:

Postar um comentário