quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Casa e o Lar



O coração abriga a alma, a casa abriga o corpo, a terra abriga a casa, a Via Láctea a terra, o infinito abriga o espaço, o todo abriga o infinito, que está contido na semente que dá origem ao coração, ao corpo, a casa, a terra, ao espaço... nesta espiral infinita a vida em sua divindade se recria como a fênix.

 Geograficamente, a casa nos situa no espaço, através dela passamos a ter um endereço, uma localização. Os antigos entendiam a construção de uma casa, como sendo um local que separa o espaço profano do espaço sagrado.

Ao construirmos a casa estamos delimitando um espaço que abrigue nosso corpo e etéricamente delimitando um espaço mágico e sagrado, onde o encanto e a magia das relações que temos com os objetos e com as pessoas que gostamos estarão preservadas de energias que não condizem conosco, mas que estão presentes no espaço profano. Este pensamento, ou estado de entendimento, é necessário para que possamos usufruir melhor deste espaço que chamamos de casa, pois desta forma ela deixa de ser uma casa e passa a ser um lar.     

Um lar envolve as relações humanas e afetivas com os objetos que o compõem. Neste espaço colocamos nossa energia e nosso amor, e quando assim fazemos, estamos pedindo ao céu luz e proteção, e ao mesmo tempo agradecendo á terra, a dádiva que ela nos concede de poder usufruir deste local, em seu seio, que abriga o nosso corpo, e que em sentido mais sutil também guarda nossa alma, um pedaço de nossa história, de nossas memórias, do carinho, da ternura, e das emoções que envolvem as relações que desenvolvemos neste espaço, nos possibilitando o descanso e o refazimento. O lar harmonizado nos proporciona esta paz, esta tranqüilidade similar ao ventre materno, onde suprimos de tudo que precisamos e que é nosso primeiro lar na terra. Todo lar é também uma casa, mais nem toda casa é um lar.

 A casa se torna um lar quando é sacralizada, ou seja elevada de espaço profano a espaço sagrado, e isto acontece quando a preenchemos com amor que temos no peito, então ela torna – se divina, porque é uma extensão você é divino pois traz o céu em seu coração. Não importa a casa que habitamos, ela pode ser pequena e simples em termos materiais e ser um lar, pode ser grande e farta em objetos finos e caros e não sê-lo, este poder é seu das pessoas que habitam, independente de fatores materiais, é você quem pode torná-la sagrada, bela e encantada como um templo onde a divindade é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário